terça-feira, 13 de julho de 2010

Aforismos hodiernos

Aforismos hodiernos é uma compilação de pensamentos que sobreviveram ao longo do tempo. Digo sobreviveram por causa das inúmeras vicissitudes da criação sejam elas: o desassossego que não se transmuta em escritura, os partos natimortos do pensamento, a preguiça mental da elaboração e por fim a doença dos olhos, como o dizia o pastoreador de palavras e mestre Alberto Caeiro, "Pensar é s´tar doente dos olhos". Vencido estes infatigáveis obstáculos dou vida a estes momentos, alguns tardios outros obsoletos, mas em algum momento meus.


Absolutismo Psicológico


Para mim só existem dois tipos de homens: os de velas içadas e os de âncoras. O que implica que navegar é imprecisamente preciso.


                                          ---

                 “Um charuto, ás vezes, é apenas um charuto”
                 Freud, a desdizer o símbolo fálico de seu objeto)




“Pessoa em flagrante delitro”
(Fernando Pessoa ao emborcar suas doses diárias de conhaque macieira)






“Ama teu próximo como a ti mesmo”
(Jesus Cristo)


Moral da história: Um gênio é um homem virtuoso em seus vícios.
 

 
                                                   ---

Para alguns homens meça as verdades, para bem poucos lance-as à cara, para a grande maioria deixe-as adormecer na mais profunda escuridão.

                                                  ---

Não se faz um Hamlet sem quebrar os ovos!


“Ambos são os estados de diferenciação do ser: o tempo, o sucessivo; o espaço, o contíguo”. Nunca mais fui o mesmo depois desta frase do Karl Jaspers. Assim como Schopenhauer aponta que musica prescinde o instrumento que a pudesse tocar, ou seja, ela como idéia e existência passa muito bem sem aquilo que a produza e dispensa até a materialidade do espaço para se fazer.
Inquietou-me, deveras, que o homem, este ponto zero do eixo das “descordenadas” e do eixo das “abissais” talvez tenha sido um acorde desafinado e fatigadamente sucessivo de um instrumento ainda a se inventar.


                                                ---

O amor aquiesce os desassossegos do coração, apascenta a alma e colore o olhar. E quem disse que o amor a uma pessoa é o único amor possível?!

                                               ---




Nenhum comentário:

Postar um comentário